Como melhorar a experiência do consumidor

História do Varejo : Como tudo começou
19 de junho de 2018
O que é Big Data – Qual a sua importância?
11 de julho de 2018
  Com surgimento das plataformas que facilitam o acesso a informação e venda online, o consumidor vê um meio que possibilita que ele tenha conforto e praticidade na hora de adquirir um produto ou serviço. Devido a isso, surgiu então uma grande necessidade de adaptação das lojas físicas para a realidade atual.
Afinal, hoje não basta apenas vender um produto de qualidade é preciso também vender uma experiência diferente e memorável.

O que é necessário para inovar?

Você já parou pra pensar em como você pode inovar dentro da sua loja? O que é necessário para inovar? Quais meios utilizar pra melhorar a sua relação com o seu consumidor?

Big Data – Conheça seu consumidor

Como explicamos no post  ”O que é Big Data- Qual sua importância?”  o termo é utilizado para se referir a enorme quantidade de dados produzidos e armazenados diariamente, seja por pessoas, empresas ou aparelhos tecnológicos.
Para se oferecer uma solução inovadora que irá aumentar o “valor” da sua marca,  que chame a atenção do cliente e garanta que ele tenha uma boa experiência de compra, é necessário ouvi-lo, saber quais são os seus desejos, suas dores, necessidades e solucionar seus problemas. Se possível ultrapassar as expectativas, mostrar para o consumidor uma necessidade além da que ele já saiba que exista.
“Para os próximos dois anos, não acreditamos que haverá um varejo que não trate direito seus dados, o seu data base, que não alimente o seu algoritmo.” 
Jean Paul Rebetez, partner na GS&Consulting

Cases de sucesso – Marcas que inovaram no atendimento

Uma das melhores formas de se conhecer o seu cliente e de se inovar no atendimento é por meio de informações sobre seu publico e muitas marcas que já se atentaram a essa enorme mudança no mercado, procuraram trazer algum tipo de diferencial para seus espaços. Esses são alguns dos muitos cases de sucesso de marcas que aproveitaram a deixa e superaram o concorrente com soluções inovadoras e diferentes.

Macy’s

A Macy’s é uma loja de departamento, que vende diversos tipos de produtos, dentre roupas, maquiagens e alimentos. Ela aproveitou os dados de seus clientes (Big Data) obtidos por meio de um cadastro de forma inteligente, para melhorar seu marketing e se aproximar do consumidor, fazendo com que ele se sinta importante e parte da marca.
Juarez Leão, que tem mais de 20 anos de experiência em varejo e franquias conta que certa vez comprou um vinho na Macy’s e liberou seu cadastro para a loja, quando voltou um tempo depois, foi recebido com uma mensagem de boas vindas, dizendo que se lembravam dele e da sua compra, convidando-o a fazer uma degustação de vinhos com um sommelier dentro da loja e que ganharia 30% de desconto na compra de uma nova bebida!

Chilli Beans

A Chilli Beans decidiu inovar solucionando um problema de seus consumidores, que possuíam duvidas na hora de decidir quais óculos levar para casa, além de suprir também, a necessidade que alguns deles tinham de se sentir parte da marca.
 Assim, a empresa optou por dar autonomia para seu cliente. Na loja situada em São Paulo, na Oscar Freire, é possível que o cliente customize seus óculos da forma que preferirem, podendo escolher cor, textura, modelo da armação e até gravar nomes e palavras, além de permitir que as pessoas tirem fotos e envie para seus amigos pedindo ajuda.

Amaro

A Amaro é um loja online, que vende produtos de moda feminina. Para se destacar no mercado e solucionar um dos maiores problemas de seus clientes, que tinham receio de comprar online alguma peça, e não gostar quando chegasse até suas mãos, ela optou então, por abrir um espaço físico, onde o consumidor pode ir para experimentar as peças, ver o caimento, textura e etc.. e assim sentir segurança em comprar por meio do site e receber o produto em sua casa, além de ser possível efetuar também trocas de peças na própria loja.

Formas de inovar

Cheiros

Algumas marcas de sucesso utilizam em suas lojas, fragrâncias especificas de suas marcas, como a Melissa que tem um cheiro característico. Muitas vezes, essas fragrâncias se tronam parte importantíssima na construção de uma marca, a ponto de venderem seu “perfume” para o consumidor.

Design

Muitas lojas investem em um design diferente, com características marcantes, que transformam o ambiente da loja de forma a deixar o consumidor confortável, impressionado e algumas vezes “apaixonado”.

Sons

A música tem capacidade despertar sensações e sentimentos intensos dentro de nós. Por isso as trilhas sonoras de filmes são tão importantes, elas nos fazem entrar na cena, de forma a fazer com que nos vejamos no lugar dos personagens e porque não trazer isso para a sua loja?! Fazendo com que o consumidor se sinta parte da marca e importante para a loja.

Tecnologia 

 Não é de hoje que sabemos que a tecnologia vêm se desenvolvendo cada dia mais e ocupando espaços cada vez maiores, então porque não se unir a ela?! A tecnologia pode te ajudar de diversas formas, desde a captação de dados, até auxiliar o seu consumidor a se decidir na hora da compra.
Além disso, é comprovado que empresas que investiram em tecnologia nos espaços físicos aumentaram o número de vendas e a fidelidade do seu cliente.
Tendo em vista o quanto é importante para a conversão de vendas proporcionar uma boa experiência ao cliente durante o processo de compra, uma forma de trazer um diferencial para a sua loja é através da Look BR, uma startup que oferece por meio de um aplicativo que fornece consultorias de moda, feita por especialistas da área, e auxiliam o seu consumidor na hora da compra. Fazendo assim com que o seu cliente se sinta especial, seguro e com a certeza de está fazendo uma boa compra, aumentando, a sua conversão em vendas.
“A chance das empresas hoje de pensar fora da caixa é talvez terceirizar por meio das startups.” – Caio Camargo, sócio diretor da GS&UP
As vantagens de ter o Look BR na sua loja.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ajuda? Chat via WhatsApp